segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cine-fórum Universitário no Noviciado Nossa Senhora da Graça


"Poucas coisas são tão fascinantes como participar na aventura interior de um homem. Quando esta história intima é a ação de Deus em sua vida, a fascinação se converte em privilégio único." (Josep Blanch, sj)

No último sábado (11/Ago), acontedeu o I Cine-Fórum Universitário do Noviciado Nossa Senhora da Graça que teve como tema: "Encontrar a vontade de Deus".

Assistimos o filme "Pequeno Milagre" que conta a estória de Simon Birch(Ian Michael Smith). "Simon discute a fé com a tirânica professora de catecismo (Jan Hooks) e com o reverendo Russell (David Strathairn). Em um lance trágico que irá mudar para sempre o destino dos dois, Joe e Simon se unem para encontrar o que falta em suas vidas. Para Joe, é a identidade do pai que não conheceu. Para Simon, é descobrir o desígnio divino para o qual foi criado." (Fonte: Portal Terra).

Aproveitamos o filme para conversar sobre a busca pessoal de cada um de nós da própria missão e vocação no mundo. A partir da Autobiografia de Santo Inácio de Loyola fomos percebendo como esta vocação vai sendo buscada, encontrada e vivida a partir das escolhas que fazemos em nossa vida.

Finalizamos com um extrato do comentário do jesuíta Josep Blanch no livro "El Peregrino" (sobre a Autobiografia inaciana): "O encontrar a Deus se manifesta de duas maneiras: por uma parte no gozo da consolação e das ilustrações interiores; por outra, no cumprimento da vontade de Deus. Agora, ao final do relato, unindo estas duas formas de encontrar a Deus aparece uma palavra-chave: devoção. Isto é, a facilidade de encontrar a Deus. A sublime naturalidade com que o peregrino [Inácio] se sente unido a Deus, em meio à agitação cotidiana, é comovedora. Mas, talvez o seja mais ainda, o fato de que a experiência de Inácio é uma projeção, certamente até os limites inescrutáveis do amor e da liberdade divinas, daquela familiaridade íntima com Deus que se nos dá no batismo. Por isso, Inácio, que nunca peca de presunçoso, recomenda e ensina nos Exercícios, nas Constituições [da Companhia de Jesus] e em suas muitas cartas a encontrar a Deus em todas as coisas."

Abaixo, algumas fotos do encontro:

Nenhum comentário: