terça-feira, 21 de agosto de 2012

Ir. Eudson Professará seus últimos votos na Companhia de Jesus

Nosso querido Ir. Eudson, diretor administrativo da FAJE ( Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia) e membro da equipe de formação do filosofado dos Jesuítas em Belo Horizonte, professará seus últimos votos no dia 15 de setembro de 2012.
Com a profissão dos últimos votos, chega para o jesuíta o momento de integrar-se definitivamente na Companhia de Jesus. Pois Santo Inácio de Loyola concebeu a Companhia de Jesus como um corpo que vai se integrando pouco a pouco.

Depois de terminada a formação inicial, os jesuítas são convidados a fazer a "Terceira Provação", uma etapa da formação que permite voltar as raízes de sua vocação, tempo para fazer mais uma vez a grande experiência dos Exercícios Espirituais de 30 dias, ler novamente os textos fundadores da tradição jesuíta, assim como fazer uma releitura de todo esse tempo vivido até agora.
Somente após ter feito a etapa da "Terceira Provação" é que os jesuítas são convidados a professar os últimos votos. Isso poderia levantar a seguinte pergunta: "E os votos professados anos atrás, no noviciado, não valem?" Não se trata disso. Nos primeiros votos, os jesuítas expressam seu desejo de viver e morrer na Companhia de Jesus. Esses votos são perpétuos, para sempre. Mas é ao final da formação, quando terminaram os estudos necessários e que o jesuíta encontra-se pronto para integrar-se plena e definitivamente na missão da Companhia, é que ele pode pronunciar seus últimos votos.
Rezemos pelo nosso companheiro.

Nenhum comentário: